Tuesday 20 April 2010

A RTP Açores e a Identidade Local Açoreana



A RTP Açores é um espaço de publicação e propagação da Açoreinidade, afirmou a Catarina Burnay em conferência na UCP.


A Doutora, que realizou estudos na área de produção e recepção, defendeu que a RTP Açores é um canal de mediação entre a realidade local do arquipélago e seus telespectadores. Sua principal função seria criar uma identificação por parte da recepção, de forma que a realidade fosse apreendida como espelho.


As conclusões da pesquisadora tomaram por base teorias semióticas da comunicação como a do Encoding/Decoding e modelos de análise com intuito de explicar o processo.


A pesquisadora ainda salientou a presença de quatro elementos de identificação dessa Açoreinidade: o oceano; a areia vulcânica (presença constante por todas as ilhas); o milhafre (ave muito comum na região); e o enxofre (relacionado aos Geisers presentes no arquipélago).


Esse processo de Açoreinidade e seus elementos estariam presentes em toda a programação da RTP Açores, em especial nas obras ficcionais, com destaque para as telenovelas.


Burnay, que é pesquisadora e Doutora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, foi uma dos muitos pesquisadores presentes no ciclo de conferências, Arts of Mediation, realizado nos passados 17, 18 e 19 de Março, no Campus Palma de Cima da Universidade Católica Portuguesa.

130306127

No comments:

Post a Comment