Thursday 22 April 2010

A comunicação Interpessoal, a mediação do Telemóvel (Aula 16, Turma 1)

Na aula do dia 15 de Abril de 2010, estudamos como o telemóvel vem influenciando e modificando o quotidiano das pessoas. Foi a tecnologia adquirida mais rápida pela população mundial. O telemóvel cada vez vem sendo mais personalizado para ficar com a ‘cara’ do seu dono, sendo único e refletindo a personalidade do mesmo. Os que faz com que as pessoas sejam reconhecidas pelo seu número, sendo uma extensão de seu utilizador.

É uma comunicação pessoal, privada e próxima. Tendo uma ligação com o corpo, por estar sempre perto, podendo ser considerado um membro do corpo humano. É uma tecnologia reservada, o conteúdo é exclusivo de seu usuário, que acaba, muitas vezes, por ser compartilhada com os amigos.

Com o telemóvel vem substituindo a voz, causando uma falta de comunicação verbal que é substituída por emoticons. Uma palavra fora de contexto pode causar uma outra repercussão para aquele que escuta, por isso exige maior atenção. É uma comunicação instantânea, pois quando recebemos uma mensagem ou ligação ficamos na obrigação de responder causando um efeito contágio. Temos muitos contatos na agenda, mas normalmente o utilizamos para falar com pessoas mais próximas, com quem temos contato constante.

Existem diversas maneiras de evitar a justaposição, como não atender, atender em um espaço reservado, falar com um e pedir uns minutos para o outro, colocar no viva voz.
Ao longo dos anos se tornou conveniente para as pessoas adquirem o telemóvel, assim conseguimos estar sempre em contato com outras pessoas, se sentido próximo dos amigos.

No comments:

Post a Comment