Tuesday 20 April 2010

Aula 15: A Comunicação Interpessoal Digital, as Redes Sociais (14/04/2010, Turma 1)

No dia 14 de Abril, foi iniciado um novo tema em aula: as Redes Sociais na Comunicação Interpessoal.

A comunicação Interpessoal nada mais é que a ligação entre duas ou mais pessoas. Ou seja, podemos considerar-nos ligações de rede, falamos uns com os outros, interligando-nos. Os humanos tende a se agrupar para sobreviver, tornando cada vez mais as ligações complexas e extensas, assim como as redes sociais.

Desde os primórdios da Internet já existiam redes, tais qual MiRC e ICQ, que facilitavam a comunicação entre as pessoas, mesmo que não se conheciam. Hoje em dia, as redes sociais estão cada vez mais seletivas e individualizadas, pois, com ferramentas como o Messenger, tu escolhes com quem queres te comunicar e quando. Tal qual o Facebook e o Orkut, onde tu selecionas apenas as pessoas que tu queres compartilhar tuas informações.

Em diversas redes sociais podem ser criadas diversas identidades, onde a pessoa online se difere da pessoa offline; também, no mundo virtual, se cria uma frequencia de comunicação, ou seja, não falamos com mais pessoas, mas sim com as mesmas mais vezes.

Também há a expansão das redes, a Lei de Metcalfe (meados de 1980), onde afirma-se que o valor de uma rede é exponencial ao aumento dos seus membros. Podemos citar como exemplo o Twitter, que há menos de um ano atrás era utilizado por poucas pessoas e as mesmas ao convidarem amigos e conhecidos, começou a se tornar "febre" mundial; os "twitteros" de plantão não ficam mais de um dia sem entrar em sua página, seja para escrever algo ou se informar. Ele também está sendo de grande ajuda para grandes empresas, onde ouvem críticas de seus seguidores ou informam sobre algo relacionado à empresa.

Podemos dizer que o Twitter, onde cada um escreve seu interesse, cria sua página do seu jeito, está o que Castells afirma chamar-se de individualidade de rede: cada pessoa cria sua rede, com seu estilo, jeito, características; tornando-a cada vez mais pessoal; também temos como exemplo os blogs.

As redes sociais podem não ser as mesmas em cada canto do mundo, mas pode-se dizer que cada uma, do seu jeito, facilitou e continuará facilitando a vida de cada membro que possui. Seja para uso pessoal ou profissional.


Júlia Carvalho
139109652


No comments:

Post a Comment