Tuesday, 6 April 2010

"Dreams that never came true and realities we never dreamed of"















Arts of mediation foi o título dado ao conjunto de conferências realizadas na Universidade Católica no campus de Lisboa, entre os dias 17 e 19 de Março. As conferências de âmbito internacional foram organizadas pelo CECC (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura), permitindo aos seus alunos e visitantes uma perspectiva mais alargada das ciências da comunicação.
Carla Ganito, professora da instituição, abordou na sua conferência conceitos muito conhecidos na comunicação e relacionou-os com uma das tecnologias mais populares do nosso dia a dia.
Em The Mobile Phone as a Tecnology of Premediation, a conferencista referiu o conceito de remediação, termo popularizado nos anos 90 por Jay David Bolter e Richard Grusin, e o de premediação, conceito baseada na remediação.
Segundo os autores, a remediação é uma característica dos novos media, uma vez que estes transformam os conteúdos e formatos dos media mais antigos. Assim, os utilizadores acabam por ter tudo concentrado num só aparelho, é a ideia de all-in-one device.
Hoje em dia o telemóvel não é apenas um aparelho electrónico para receber chamadas e enviar mensagens, a partir dele podemos aceder à internet, consultar e-mails, utilizar como guia de viagem, como leitor de música, entre tantas outras funcionalidades - é como um canivete suiço, de dimensões reduzidas mas com uma infinidade de soluções.
Actualmente, é o telemóvel que possui o controle. É cada vez mais difícil ser avesso às tecnologias. Se não possuirmos um telemóvel perdemos um importante ponto de contacto com os outros, uma vez que este é característico da sociedade em rede, permite-nos estar conectados com tudo e a todo o momento.
Carla Ganito referiu um exemplo específico de um telemóvel que entre todas as funcionalidades já imaginadas, permite a projecção de apresentações e filmes e a tradução de voz.
Cada vez mais os dispositivos electrónicos se vão adaptando às exigências do mercado, sendo inventadas utilizações nunca antes sonhadas. E ainda está muito para vir.

Carolina Ramos

No comments:

Post a Comment