Tuesday 27 April 2010

Mediating Media Art – Digital Visual Archives as Mediation Tools

A Faculdade de Ciências Humanas reuniu, no marco das conferencias “Arts of mediation” realizadas nos dias 17, 18 e 19 de Março, algumas das investigações mais inovadoras sobre a mediação. Entre outras, podemos destacar a comunicação Mediating Media Art – Digital Visual Archives as Mediation Tools, dirigida por o professor Florian Wincek.

Wincek, investigador associado na Jacobs University de Bremen (Alemanha), assinala que a mediação pode ser descrita como “a comunicação de conteudos por diferentes meios”. Mas o papel dos meios de comunicação é importante porque são as interfaces de mediação e também apreender as qualidades dos media.
O investigador está actualmente trabalhando na análise das funções e estruturas de arquivos digitais visuais, bem como as aplicações e implicações culturais do arquivamento visual no século XXI.

As características mais importantes que destacou dos arquivos tradicionais, bem como bancos de dados, são a contextualização do seu conteúdo e construção da realidade através da análise e interpretação dos dados pelos usuários. O arquivo se torna ainda mais uma estrutura de trabalho do que antes. Wincek sublinha que “a ordenação dos dados torná-los acessíveis e recuperáveis”.

O objectivo do seu trabalho é “explorar as possibilidades de mediação material visual como processos por meio de arquivos digitais visual, que pode ser melhor exemplificado pela mediação da media arte, pois este vai muito além do que vemos na superfície e pode ser descrito como um processo em curso”, segundo Wincek. Assim, é possível fazer dos arquivos uma ferramenta muito necessária na mediação.

No comments:

Post a Comment