Friday 30 April 2010

A Comunicação Interpessoal Digital: A Mediação do Telemóvel

O telemóvel consiste numa tecnologia que provocou um enorme impacto no quotidiano dos indivíduos. Ao ser pessoal, privada e próxima, esta nova tecnologia tornou-se uma extensão do seu utilizador, sendo actualmente um gadget utilizado por milhões de pessoas em todo o Mundo.

O facto de ser pessoal distingue o telemóvel do conceito do telefone fixo, permitindo uma grande correspondência entre o aparelho e cada pessoa em específico. A utilização do telemóvel é cada vez mais personalizada e à medida do seu utilizador, o que acaba por reflectir a sua personalidade e criar uma dimensão afectiva: aproxima-se de cada individuo-o ao compactar os contactos e fotografias dos seus familiares e amigos. Também a nível físico o telemóvel pode ser caracterizado como uma tecnologia muito próxima do utilizador, visto que a sua reduzida dimensão permite o fácil transporte e manuseamento deste gadget.

A dimensão privada do telemóvel também se mostra essencial, já que permite o armazenamento de conteúdos privados a que só o utilizador tem acesso. O insucesso da videochamada vem, então, provar a importância dada pelos utilizadores à privacidade. A utilização do serviço de SMS mostra-se menos invasivo e permite uma melhor gestão das relações dos indivíduos.
Esta proposta do telemóvel como extensão do seu utilizador já é proposta por McLuhan com o conceito do ser prolongado, tornando-se uma tecnologia mediadora da comunicação por excelência.

Muitos estudiosos afirmaram que o telemóvel resultaria numa perda da imagem visual da comunicação face-a-face, sendo a mediação profundamente impeditiva para o desenvolvimento das relações interpessoais. No entanto, esta nova tecnologia provou desenvolver a comunicação espontânea e a partilha entre as pessoas. De facto, o telemóvel permite uma comunicação constante entre indivíduos que, de outra forma, não seria possível. Por outro lado o telemóvel desencadeia o efeito de contágio, conduzindo a uma obrigação de retribuição das chamadas e resultando assim, na continuidade de um ciclo comunicacional.

O impacto do telemóvel na sociedade, ao contrário do que muitos autores previram, assumiu uma dimensão à escala global e mundial, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento de relações interpessoais através de uma comunicação mais constante e regular.
Carlota Morais Pires, nº 130308010
Resumo da Aula (28/04/2010)

No comments:

Post a Comment