Monday 26 April 2010

Aula de 21 de Abril - Professor David Parra - (Turma 1)


No dia 21 de Abril de 2010,os alunos de Comunicação Digital, bem como todos aqueles que desejassem assistir, foram contemplados com uma aula diferente (em Espanhol) leccionada pelo Professor David Parra, que versou sobre a temática do “Ciberjornalismo”
David Parra Valcarce é Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha, sendo actualmente Professor na mesma. A sua apresentação incidiu sobre o tema “O fenómeno do ciberjornalismo e a sua influência no mercado da informação”.
O Professor começou por falar de um novo paradigma na transmissão e aquisição de conhecimento que dividiu em três revoluções. Uma 1º revolução que se reporta à invenção do alfabeto escrito; uma 2ª revolução aquando da criação da imprensa e da extensão da escola a um maior número de pessoas e, por fim, a 3ª revolução, que se refere  ao aparecimento e difusão da televisão bem como o surgimento do fenómeno da internet. Todas estas revoluções causaram profundas mudanças na estrutura da informação e na sociedade em si.
Num segundo ponto que intitulou “Da estrutura à neociberestrutura da informação” e que subdividiu em quatro fases (Estrutura da informação clássica básica; Estrutura da informação clássica avançada; Ciberestrutura da informação e Neociberestrutura da informação), David Parra nomeou as diferentes etapas da informação tendo em conta a época a que se reportam e as suas características.
De seguida abordou o Zoon Tecnologi.com como coluna vertebral da Sociedade da Informação, ou seja, um ciberlugar onde existe uma nova distribuição do trabalho, onde surgem novas ocupações e  outras clássicas desaparecem. Este conjunto de mudanças tem implicações na formação de uma nova forma de tratar a informação, que denominamos ciberjornalismo. David Parra caracteriza o zoon tecnologi.com enquanto sujeito da Sociedade da Informação em quatro aspectos distintos: o acesso universal à informação; a multiplicação exponencial da quantidade de informação a que tem acesso; à sua mobilidade e a alta capacidade de acesso. Enquanto consumidor, o zoon tecnologi.com, é caracterizado pelo Professor noutros quatro aspectos: um comportamento vital que consiste em desfrutar da vida plenamente; a redução do seu tempo livre; a complicação da sua vida pessoal e profissional e, por último, a procura da inovação nos produtos como fórmula de encontrar novas prestações que melhorem o seu modo de vida. 
Aludindo ao surgimento do ciberjornalismo e às suas características, o orador referiu que existe um grande leque de denominações para ciberjornalismo, como por exemplo: jornalismo digital, jornalismo electrónico, jornalismo em rede ou on-line, etc. O que é certo é que, no global, ciberjornalismo se refere ao tratamento da informação jornalística que, actualmente, permite o envio e a recepção on-line dos mais diversos suportes. Segundo David Parra existem, porém, três factores a considerar neste campo: o seu carácter on-line; a multimedialidade e a participação das audiências.
Para finalizar esta aula o Professor expôs-nos as principais características do fenómeno do Ciberjornalismo, designadamente: instantaneidade ou simultaneidade; continuidade; interactividade; versatilidade; multimedialidade; transnacionalidade; transtemporalidade e hipertextualidade.


Ana Filipa Castilho
Nº130308079 T1

2 comments:

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  2. Relativamente à temática do ciberjornalismo, característico da era digital contemporânea, são evidentes as possibilidades trazidas por este novo fenómeno da internet tal como as diferenças que o distinguem do jornalismo tradicional. Intrinsecamente associado às novas tecnologias, o ciberjornalismo surge como um quarto género de jornalismo, depois da imprensa, da rádio e da televisão.

    Indo ao encontro de algumas das ideias já referidas pela Ana na sua exposição acerca da aula leccionada pelo Professor David Parra, o ciberjornalismo, nascido com o advento e expansão da internet, distingue-se do jornalismo tradicional na medida em que possui características tais como a multimedialidade, ou seja, a capacidade de combinar numa mesma mensagem vários elementos, como texto, imagem e som; a hipertextualidade, que consiste na capacidade de interconectar diversos textos digitais entre si; e a interactividade, que se traduz na possibilidade do usuário interagir com a informação apresentada. Na verdade, o ciberjornalismo ou jornalismo digital tem vindo a acompanhar a evolução da internet, pois se inicialmente, os jornalistas limitavam-se a colocar conteúdos noticiosos nos sites provenientes dos meios tradicionais, actualmente passaram a criar conteúdos próprios pensados exclusivamente para a World Wide Web.

    De uma forma geral, as vantagens do ciberjornalismo traduzem-se num maior acesso aos leitores dissociados geograficamente; numa maior aproximação entre o leitor e o jornalista; no facto de não haverem problemas de espaço ou de tempo, pois o jornalismo digital permite mais informação, de maior profundidade e maior extensão; na tendência para uma informação cada vez mais personalizada; na actualização contínua da informação; na combinação da informação escrita com a visual, bem como outras formas diferentes de comunicação audiovisual; e na possibilidade de remeter o leitor para outras fontes de informação, através da lógica dos links. No entanto, também poderão existir algumas desvantagens tais como o congestionamento de informação; o risco de haver um menor investimento no jornalismo de investigação, sendo que o jornalismo pode passar a ser mais superficial; o facto de a lógica dos links poder afastar os leitores, se não for bem utilizada; e o possível aumento das assimetrias sociais, uma vez que o jornalismo digital não é acessível a todas as pessoas.

    Para terminar, é importar salientar que, qualquer que seja o género de jornalismo em questão, este deve sempre assumir um compromisso com a verdade; servir os interesses dos cidadãos; ser independente e imparcial relativamente aos assuntos abordados; incitar a debates públicos que envolvam a sociedade em questões importantes; e transmitir a informação de forma simples e clara, de modo a ser acessível ao maior número de pessoas possível.

    Maria Malheiro - 130307011 (T1)

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